COMO A ADIÇÃO DE MICROFIBRAS DE POLIPROPILENO AUXILIAM NO COMBATE AO FOGO / INCÊNDIO DAS ESTRUTURAS
- Flavio Melo

- 23 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Já ouviu falar em concreto a prova de fogo? Sim ele existe e é um sistema que deveria ser obrigatório em qualquer tipo de construção se falamos no benefício que ele pode trazer principalmente no caso dos incêndios.

As microfibras de polipropileno, geralmente são utilizadas em pisos de concreto ou estruturas que se deseja reduzir o efeito da retração plástica do concreto, na qual as microfibras de polipropileno resolvem muito bem, porém, agregam também o benefício de combate ao lascamento do concreto quando ocorrem variações de temperaturas como nas situações de incêndios. Este fenômeno é comumente conhecido como “spalling”.
Esse fenômeno de combate ao spalling ocorre quando as microfibras adicionadas ao concreto derretem quando atingem temperaturas acima de 160 graus celsius, criando desta forma milhões de microporos no concreto. Esta rede de vazios permite que os gases e vapores sejam liberados, minimizando rompimento das estruturas e consequentemente seu lascamento.
Sem o uso deste material as tensões internas no concreto causadas pela pressão dos vapores e gases seriam tão significativas que superariam a resistência do concreto causando fissuras e lascamento em boa parte da estrutura conforme pode ser observado abaixo.

Segue abaixo alguns itens importantes que também devem ser especificados para o traço de concreto à prova de fogo:
- Tipo de Cimento
- Camada de proteção da estrutura (espessura)
- Dosagem de Fibras de Polipropileno (comprimento e diâmetros das fibras)
- Minerais e agregados (tipos e tamanhos).
Vale lembrar, que para cada situação e necessidade, seja controle de retração plástica ou combate ao spalling, as dosagens e tipos de fibras devem ser sempre especificadas por um projetista estrutural, assim garantindo o desempenho e resultado final desejado para a estrutura de concreto.
Para finalizar, além da melhora no desempenho contra lascamento e fissuras, seguem abaixo outros benefícios que podemos citar sobre a adição de microfibras de polipropileno ao concreto:
- Controle das fissuras durante a retração plástica.
- Reduz a Permeabilidade.
- Maior resistência ao impacto
- Melhora das propriedades de abrasão.
Quer saber mais sobre as diversas soluções para concreto, consulte os conteúdos técnicos da PSE DO BRASIL.







Comentários